quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Acreditar no impossível...

"Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá" (Lc 17.6).

"Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível" (Mt 17.20).


Construímos a nossa vida em seguranças do mundo, em certezas feitas, colocamos as nossas forças em coisas que já sabemos como vão acabar. Temos a tendência de nos proteger da dor, dos desgostos, das desilusões confiando em caminhos que nos fazem ver terra sólida, na nossa mente um único pensamento: " se tudo correr mal, temos um plano B e não vamos ficar desamparados"...

Onde está a nossa fé em Deus?

Se continuarmos a caminhar sem fé,  nunca veremos milagres na nossa vida, nunca experimentaremos as promessas de Cristo! Será que estamos verdadeiramente a caminhar segundo a vontade de Deus? E quando falo em milagres não o digo de uma forma metafórica ou pedagógica, pois eu não vejo a Bíblia escrita como ensinamento moral, mas sim acredito na palavra viva e eficaz, real e atual nos nossos dias que transforma vidas, é a palavra de Deus que nos fala ao longo de toda a Bíblia do impossível: do mar que se divide, da queda das muralhas de Jericó, da vitória de David sobre Golias, das inúmeras batalhas que o povo de Deus venceu estando em minoria, chegando aos milagres de Jesus que levavam à conversão: cura de coxos, paralíticos, cegos, os mortos que ressuscitavam, multiplicação de pães, enfim, a lista era infinita, mostrando que tudo isto, é impossível humanamente, mas que para Deus nada é impossível! Sim, eu acredito em milagres e sei que muitos ainda acontecerão nas vossas vidas se tiverem fé e não desistirem de orar...

Alguém dizia no grupo de jovens:


- " Mas, porque Deus permite tanto sofrimento no mundo?" Eu respondi:

-" Na verdade, se este sofrimento existe na terra uma parte dessa responsabilidade é nossa, sabiam?"

-" Como assim ?!"

- " Com a nossa atitude de vermos as coisas e reclamarmos, falarmos mal ou ficarmos conformados e tristes, alimentamos o sofrimento e não contribuímos em nada para mudarmos o mundo. O que foi que Jesus disse? Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível" Qual foi a última vez que fizeram um pedido a Deus com muita fé?"

Vocês não acreditam que é possível uma única pessoa pedir a Deus o alívio do sofrimento do outro lado do mundo e ser atendida, não é? Eu acredito que sim! Mas tem de ser com muita fé e amor e o Espírito Santo nos dirá o que fazer também externamente, como agir se isso for possível.. Eu acredito em milagres...pois o Senhor ainda disse mais: "Digo a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai."

Deus faz milagres sim! Muitas vezes, não quando e como queremos, mas na hora de Deus, a hora certa que nos leva a sermos santos.

A Bíblia é a escola aberta a vivermos o impossível, pois o nosso Deus é um Deus do impossível, das causas impossíveis. O nosso Deus é um Deus que nos convida a sonhar alto, a sonhar grande, a amar muito e a levarmos o mundo connosco.

Porque é tão difícil acreditarmos que Deus pode operar milagres e coisas impossíveis na nossa vida?
A cura física e espiritual de alguém, ser atendidos nas nossas orações, salvar a alma de alguém que parece que nunca se salvará...

Na catequese desafiei os meus meninos a pedirem a Deus coisas impossíveis  para este novo ano. Ninguém sabia o que pedir... aliás até as crianças estão com dificuldade em sonhar alto, em acreditar no impossível...

Há quem afirme: " Nós somos aquilo que comemos" e eu pergunto-me:
Qual a palavra que alimenta a minha vida? A palavra de Deus ou a palavra do mundo?
Parece-me que se a palavra do mundo é mais impostante na nossa vida é uma loucura pensar em impossíveis...não acham?

Bom, eu acredito em milagres e quem acreditar pode continuar a ler o texto até ao fim...

Temos de nos alimentar da palavra de Deus, temos de voltar a sonhar alto, de falar com Deus, de acreditar que podemos sim, transformar o mundo.

Como isso é possível?
A melhor maneira para mim de falar é pela geometria, pois o Amor de Deus e a Matemática sempre caminham juntos...
Imaginem a criação de Deus, como num círculo. Ao fatiarmos esse circulo em partes iguais encontramos um ponto em comum, que é o ponto central. Cada fatia podia representar cada alma humana, criada única e imprescindível para que o todo esteja completo. Assim, acontece com cada um de nós, somos únicos e importantes para Deus. Sem um de nós, Deus sente-se profundamente triste e incompleto pois o grande círculo jamais estará completo. Esse ponto central é o coração de Deus, que irradia um amor incondicional e abrasador. Conseguimos sentir um pouco desse Amor abrasador quando entramos em oração profunda. Ali está a presença que tudo é, Aquele que diz: Eu sou Aquele que sou, toca todas as almas e as alimenta internamente como no circulo da imagem.
Ora se uma alma ( uma pequena fatia do circulo)  deixar a sua periferia ( que representa uma pequena parte da circunferência) e mergulhar no seu interior até chegar ao ponto central ( que representa o coração de Deus). O que acontece?



Acontecem milagres, vivemos " Já não sou eu que vivo mas é Cristo que vive em mim". Se buscamos o coração de Deus, esse Amor incondicional nos abrasa e converte a nossa vida... Ora quando a consciência e a vida de uma alma se centraliza no ponto central, em Deus, se repararem, ela toca todas as outras almas de dentro para fora do círculo. ela se comunica intimamente e Deus pode operar milagres externamente. Cada um de nós faz uma grande diferença sim, naquilo que se passa no mundo! Estamos adormecidos, conformados...
   
Tenho de retomar uma oração pelo mundo que fazia cá em cada com as crianças. Na verdade, só cheguei a fazê-lo com o Gabriel. Imprimi uma mapa mundo grande por partes e depois montei-o completo. Cada semana pesquisávamos notícias que se passavam nessa parte do mundo, estudávamos a cultura e rezávamos a Jesus por essas intenções, colocávamos nessa parte do mundo o "nosso coração" e orávamos... 

Não desistam de orar, peço ao Senhor para todos vós a graça da fé e a esperança que com amor tudo se pode tornar possível!

Sem comentários:

Enviar um comentário