segunda-feira, 29 de junho de 2015

O nosso quarto encontro de famílias em Proença-a-Nova/ Famílias de Caná

O dia esteve muito quente mas mais quentes estavam os nossos corações, apesar de obstáculos e contratempos estivemos juntos de novo! Já somos um núcleo de famílias comprometidas a caminhar na fé e sentimos todas que precisamos mesmo deste domingo por mês! Este encontro foi um pouco diferente dos anteriores: o Serge não pode estar presente, nem estiverem presentes os outros maridos, mas isso não foi impedimento de fazermos a nossa caminhada. Desde o último encontro, estamos a abordar a Bilha da Vida Sacramental e teremos mais alguns encontros sobre este tema, acompanhados com os ensinamentos do Padre Paco. 
O encontro começou com música e com as crianças no tapete. Depois, tivemos um ensinamento do Padre Paco. Tinha pensado em gravar o ensinamento e começar logo o trabalho com as crianças que tinha preparado, mas o Padre Paco sugeriu estarmos todos presentes. Ao canto da sala, distribui folhas brancas e canetas por todas as crianças, enquanto nós adultos, neste caso mães, formámos uma mesa redonda ouvindo o Padre Paco. Senti-me muito feliz e grata pela oportunidade de ele nos estar a acompanhar nesta caminhada. As crianças adoram-no, pois ele é muito brincalhão e bem disposto! Não consegui fotos pois enquanto as crianças faziam os seus desenhos, eu tentava ouvir o padre Paco com a Sofia no colo a mexer no meu caderno. Para a próxima, com a ajuda do Serge, tiro fotos durante o ensinamento e transcrevo um pouco o que foi falado.



Depois do ensinamento, fizemos então a atividade que tinha preparado para as crianças, mas desta fez, em família. 


Neste encontro, tinha preparado falar  do sacramento da reconciliação, da importância de limparmos o nosso coração e de o mantermos puro no nosso dia-a-dia. Comecei por contar a passagem Bíblica na qual Jesus instituiu este sacramento :

"Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco.
E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor.
Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.
E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.
«queles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos."

João 20:19-23


Falámos do coração de cada um de nós, da preocupação de o manter puro e limpinho. Abordámos o que era o pecado, os gestos que deixam Jesus triste, que no fundo são os gestos que nos afastam de sermos felizes. E reforçamos que só há um "sabão" capaz de limpar o nosso coração do pecado, que é a força viva da presença do Senhor, através do sacramento da reconciliação. 

Para que os mais pequenos entendessem na prática fiz a seguinte    " magia",  que todos adoraram: peguei em três frascos de vidro idênticos e escrevi em cada um deles uma etiqueta: " O meu coração", noutro " Jesus" e no último " Pecado". No primeiro, enchi com um pouco de água; no segundo enchi com lixívia diluída transparente, à vista parece água; e no último enchi com água e alguma tintura de betadine (que se usa para desinfectar as feridas), a solução é castanha escura, de forma que no total todo o líquido ocupasse o espaço de um único frasco cheio.

O diálogo desenrolou-se mais ou menos desta forma:
-"Deus criou-nos com um coração limpinho e transparente, conseguem observá-lo aqui no frasco? O que acontece se não nos portamos bem? Se não ajudamos a mamã lá em casa, ou se magoamos os irmãos?" Nessa altura despejei um pouco do frasco do "Pecado" no frasco" O meu coração".
-" O nosso coração começa a ficar sujo!" responderam.
-" Sim, é verdade! Vocês acham que o pecado é mais forte que Jesus, acham que o pecado consegue manchar Jesus?" Nessa altura despejei um pouco de " Pecado" no frasco de " Jesus".
-" Oh! é magia, a água de Jesus fica igual, não fica manchada!"
-" Pois, não! O pecado não consegue fazer nada em Jesus. Jesus é mais forte e ele é o único que consegue limpar o nosso coração. querem ver?" Despejei do frasco de " Jesus" no frasco do "o meu coração" até ficar limpinho.
-" Oh!...ficou mesmo limpinho" 
-"É o que acontece no sacramento da reconciliação! Jesus é capaz de apagar o pecado" despejei um pouco do frasco "Jesus"  no frasco " Pecado" até ele ficar totalmente transparente e depois despejei todos os líquidos no frasco "Jesus". O resultado é um frasco com líquido transparante, como no início. Depois, disse:
-" Se o nosso coração estiver unido ao coração de Jesus, o pecado não consegue entrar! E estaremos cheios!"

Para trabalharem o perdão, imprimi uma ovelhinha em papel para colocarem no canto de oração. Na cabeça escrevemos o nome de cada um e no corpo colámos algodão para ficar mais branquinha, como deve ser o nosso coração.



Cada um fez o voto de colocar a sua ovelhinha perto de Jesus no canto de oração e sempre que se portassem mal, pegavam na ovelhinha e iam pedir desculpa à pessoa que tinham ofendido e a Jesus, depois voltavam a colocá-la junto de Jesus.

O nosso lanche partilhado...



Por fim, na nossa oração familiar na capela, cada um agradeceu o dia e colocou a sua ovelhinha diante do altar. Aqui estão só algumas...



Juntos rezamos a consagração a nossa Senhora Auxiliadora Mãe de Caná, em pouco tempo já saberemos todos a oração sem a ler! E o Shemá, é claro!

As crianças estavam ansiosas para que o padre Paco lhes mostrasse os animais. 








Há sempre novidades! Haviam tantos coelhinhos bebés !



Junto à cruz, a nossa foto!

A Paula lançou o desafio de ainda irmos à praia da Fróia, estava muito calor e as crianças queriam estar mais tempo juntas!
Eu estava super cansada.... mas como é importante entre famílias o espaço de convívio e partilha. Na minha cabeça vieram estes pensamentos: "Os núcleos de famílias que querem crescer na fé, na partilha e no testemunho serão a salvação da nossa sociedade. Os seus corações serão as bases transbordantes do Amor de Deus para o resto do mundo! Os encontros de família que hoje parecem tão insignificantes serão o futuro e uma realidade viva. Serão a salvação do casamento, da união da família, da abertura ao dom da vida e da confiança num futuro com esperança..." 

Sim, vamos! Mesmo cansada todos os momentos são poucos para construir esta realidade! Há tanta coisa para aprender.....



3 comentários:

  1. Rute, a ideia dos três frascos é maravilhosa! Quando tivermos o site Famílias de Caná iremos ter uma secção de evangelização familiar. Vai anotando este tipo de ideias, para depois partilhares no site e permitir a muitos que as imitem! Bjs grandes, e que Deus vos continue a abençoar, Teresa

    ResponderEliminar
  2. Tu, Rute és um espetáculo! Conseguiste demonstrar de uma forma tão simples e bela uma grande verdade. A ideia dos frascos é o máximo!
    Continua, nós rezamos pela vossa Aldeia de Caná!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada disso Olívia! O Senhor é que é um espetáculo, pois usa pessoas como eu. Sabes, Olívia, eu sou tímida... Deus raramente escolhe os melhores, os que se sentem fracos são geralmente esses que se oferecem sem limites ao amor de Deus, pois eles precisam mesmo Dele para caminhar!
      Olha, a vossa aldeia de Caná também já existe nos planos de Deus, basta apenas darem o primeiro passo! Se ninguém quiser aparecer dêem vocês o exemplo e comecem aos poucos, é o Senhor e a
      nossa querida Mãe Celeste que convocará as famílias e as reunirá com a vossa família! Basta estarem disponíveis para começar falem com o vosso sacerdote ou encontrem um que esteja em sintonia. Rezarei também por vós!

      A ideia original desta explicação para as crianças não é minha, há algum tempo vi esta ideia em copos de vidro e embora os ingredientes variassem um pouco adaptei a ideia com aquilo que tinha em casa. O resultado final visual foi belíssimo e muito rico espiritualmente falando... pena que não tinha ninguém para tirar fotos.

      Beijos para a vossa linda família!

      Eliminar