domingo, 30 de agosto de 2015

A Bíblia, o canto de oração, o essencial e as férias na praia

Durante as férias de verão gostamos muito de acampar na Costa Alentejana e este ano não foi excepção. O contato com a natureza e com o mar são os cenários perfeitos para nos divertirmos a valer! Acampar durante as férias para a nossa família é também um ótimo exercício para aprendermos a simplificar cada ano à medida que as crianças vão crescendo e percebermos apenas o que é essencial levar num carro com três crianças, lençóis, mantas, panelas, tenda, roupas, etc. Levamos mesmo o essencial e é tão bom! 

Ir de férias para mim é sempre uma meditação muito profunda em que penso: " Não me posso afastar ao longo da minha vida de trazer o essencial para ser feliz e para cumprir o que o Senhor quer de mim!" O que é essencial para mim levar nesta vida que eu não me posso esquecer? Na verdade a passagem nesta terra é curta, é como se estivéssemos de férias, pois o nosso destino é o céu. Bom, para mim o essencial é ter o meu coração sempre voltado para o Senhor, nas minhas tarefas de casa, quando estou com os amigos e famílias e em todas as circunstâncias tento ter o meu pensamento, coração e todo o meu ser voltado para o Senhor. Estar grata por tudo e suplicando sempre ao Senhor graças sobre a terra, sobre os nossos amigos, sobre as famílias...Não tenho medo de pedir ao Senhor. Peço insistentemente. Peço com fé a graça de que eu retorne a Ele com os meus talentos duplicados e Ele me possa dizer : " Foste uma serva boa e fiel naquilo que te confiei." Luto todos os dias para que o pouco que o Senhor me vá confiando não fique enterrado com medo de me ser levado. Não é fácil, mas este é o meu essencial. Se o Senhor é o nosso essencial, aquilo que  não nos pode faltar, então se faz luz na nossa vida e percebemos todas as coisas que são supérfluas,  percebemos onde andamos a desperdiçar a nossa energia, percebemos as coisas que nos impedem de ser felizes.

Há sempre festa quando vamos sair...


Ao chegarmos todos querem ajudar a montar a tenda e arranjar a sua caminha...



-" Mamã, onde está o saco dos brinquedos?" perguntou a Clarinha ainda na viagem para acamparmos.
-" Ups...desculpa Clarinha"- eu costumo sempre levar uns brinquedos pelo menos no carro para a Sofia se entreter na viagem, mas desta vez o carro estava mesmo cheio e eu nem me lembrei-  "...a Mamã nem se lembrou, mas não faz mal quando chegarmos há muitas brincadeiras para fazer na praia com o balde e as pás! Aí, atrás de ti está o livro da Bíblia, podes vê-lo na viagem!"
-" Mamã, não trouxeste outro livro além da Bíblia ilustrada?"- perguntou o Gabriel, a olhar para a Clarinha.
-" Não, Gabriel. Vão ser umas férias em grande!"- sorri- " Que grande oportunidade de ler as histórias todas, não achas?"- Ele sorriu.

De fato, em qualquer momento parado em que estávamos na tenda iam buscar o livro e liam uma história e à noite o Gabriel lia para a Clarinha com a lanterna.



É claro que não faltou o nosso cantinho de oração, o lugar central da tenda onde rezávamos...



Na praia a diversão foi muita...




E no mar haviam algumas ondas. Conseguem encontrar as diferenças?




Bom, os dias foram uma bênção! Obrigada, Senhor por estes dias de repouso para o corpo e para a alma. Ajuda-nos a melhor Te servir e amar! Ámen.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Amar e crescer na fé

Por toda a parte ouvimos comentários pessimistas e de desânimo acerca de Portugal, da nossa sociedade  e do mundo em geral. Todos nós sabemos o que isso significa. Mas existe também uma realidade que é pouco falada, Portugal está a crescer na fé, apesar de muitos afirmarem o contrário. Há cada vez mais famílias a mudar a sua forma de viver e a desejar de todo o coração servir, levar a Palavra de Deus e levar esperança a outras famílias, há cada vez mais famílias a fazer a diferença, há cada vez mais famílias a sorrir, não porque não têm dificuldades mas sim porque o Amor de Deus entrou na sua casa e transformou o seu lar. Sim, e nada é mais poderoso que o Amor de Deus! Se tivermos o Amor de Deus no nosso lar, todas as dificuldades têm uma resposta, um sentido e nunca estaremos sós. Nossa Senhora em Fátima disse aos pastorinhos que em Portugal se conservaria sempre o dogma da fé. Que grande graça! Eu amo o nosso país, pois eu sinto que dele muitas sementes de esperança serão lançadas para o mundo inteiro! Eu amo o nosso país apesar das suas doenças que só Cristo pode curar. Se os outros não conseguem amar o nosso país porque só veem a sua doença sejamos nós a amá-lo e a oferecê-lo a Cristo para ser curado. Se queremos que o Senhor abençoe a nossa família e a nossa vida sejamos nós primeiro a abençoar a vida uns dos outros e a amar o nosso país, a terra santa que o Senhor nos ofereceu para semear a Palavra de Deus...


Eu sei que muitos passam por dificuldades, andam desanimados. É por vocês que o Senhor me convida a orar agora. Quando rezamos uns pelos outros nos sentimos irmãos e o Senhor pode transformar as nossas vidas. Orem também por mim.

Senhor, Tu conheces os corações de todos os teu filhos...
Pelo poder do teu Amor, toca a vida de todas estas famílias que me leem. Converte as suas vidas, enche-as de alegria e fé. Quebra o medo que as atormenta. O medo que as impede de serem felizes, de darem testemunho e de servirem. O medo que as engana e que não as deixa avançar.
Toca-as todas Senhor, mesmo aquelas que leem incrédulas ou na dúvida. Senhor, abro o meu coração para todas elas sem excepção.
Abençoa todas as pessoas que estas famílias trazem no coração e enche-as com a tua força.
Transforma todo o nosso país, Senhor. Enche-o de fé. Faz dele um jardim de famílias que Te console, que Te ame e Te sirva. Enche o lar destas famílias com o Teu Amor e a verdadeira alegria! Amem.



 Nada é mais forte que o Amor de Deus! Nada. Nada é mais poderoso na terra que a presença do Senhor na Eucaristia. Peço-vos que venham visitar o Senhor no sacrário, tantas graças ele quer derramar sobre nós...
Sempre que abrimos o coração ao Senhor devemos fazê-lo verdadeiramente, confiando que para Ele nada é impossível. 

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

A alegria de estar em família e a alegria da nova Aldeia das famílias de Caná

Umas das coisas maravilhosas destes últimos tempos tem sido a alegria de estarmos com amigos. O tempo de conversa / partilha entre nós e a brincadeira entre as crianças parece não ter fim, temos sempre vontade de ficar só mais um pouquinho juntos. A Sónia e o João Miranda e os seus filhos são uma família de Caná muito especial para nós, com eles sentimo-nos em casa.


Temos tido momentos muito bons juntos, de brincadeira, conversa, de partilha de refeições, juntos também já fizemos a nossa oração familiar diária junto do canto de oração, e juntos participámos da Santa Missa na paróquia.

Neste clima familiar, tivemos a graça de receber no primeiro encontro da Aldeia de Caná de Cascais e arredores mais uma família da paróquia e a presença do padre Miguel que nos acompanhou com o seu ensinamento de acolhimento.
Foi um dia especial onde foi lançada a semente das Famílias de Caná na paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Abóboda, vigararia de Cascais.
Eu estive a trabalhar com as crianças e diverti-me imenso. Aprendo sempre tanta coisa com as suas partilhas! É tão bom...
Estive a trabalhar com os Mistérios da Fé, primeiro volume, da Teresa. Que belo trabalho são os Mistérios da fé, vale muito a pena trabalhá-los em família!




Desenvolvi o tema da oração, da importância de estarmos atentos à voz do Senhor, percorremos o primeiro mistério dos Mistérios Gozosos. Contei a história de Samuel e a história da Anunciação do Anjo a Nossa Senhora.
Cada um construiu a sua cruz de papel com dobragens e recortes a partir de uma história, que nos fala onde encontramos a presença de Deus. Tirei a ideia da cruz aqui, mas adaptei a história ao tema.

A história que contei foi mais ou menos assim:

"O Senhor Deus criou-nos com um coração puro e limpinho como esta folha de papel. Pediu-nos que cumpríssemos os seus mandamentos e O escutássemos. Escutamos a voz do Senhor quando rezamos em família na nossa casinha ou na igreja. 

( aparecia a forma de uma casa)
  

Mas o homem esqueceu-se e preferiu procurar Deus através das coisas. Nos anos 60, o homem inventou o avião. 
( surge a forma do avião)
Assim pensou chegar até ao céu, mas ele viu que o avião não voava assim tão longe e talvez Deus estivesse para além das estrelas. Então, ele inventou o foguetão. 
( após cortar as asas do avião, surge o foguetão)

De fato, o foguetão ia mais longe mais ele percebeu que não era assim que ele encontrava a presença e o Amor de Deus.


Na verdade, só encontramos a presença e o amor de Deus na cruz, onde Jesus morreu e se ofereceu por todos nós. Mas Ele não permaneceu morto. Ao terceiro dia, ressuscitou e está sentado à direita de Deus Pai todo poderoso.
( surge a forma de uma cadeira)"


Depois cada um decorou a sua cruz.
E à semelhança de Samuel na sua cama a escutar a voz do Senhor, cada um levou para o seu canto de oração esta imagem ( tirei ideia aqui)  para se lembrar de estar atento à voz do Senhor e na parte de trás escreveu: " Fala, Senhor, que o teu servo escuta!" ou "  Eis a serva do Senhor". 




Foi um dia em cheio com oração e muita música, com o João à viola e todos nós a cantar. O João até tocou a música da Teresa, Vinde a Mim, já tínhamos treinado juntos em casa. Não correu nada mal! Que bom!

E aqui fica a foto do padre Miguel durante o seu ensinamento. Esperamos em breve mais pormenores deste encontro e do ensinamento do padre Miguel, pela partilha do João e da Sónia, que tão bem conduziram este encontro.




Obrigada Senhor, pela oportunidade de servir mais uma vez e de falar de Ti ao grupo de crianças... Como foi bom!

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

A nossa ação que cria e transforma pequenas coisas

 Um dia destes durante as férias, o Gabriel veio ter comigo e com um ar aborrecido disse-me:
-" Mamã, já não me apetece brincar sempre com os mesmos jogos, já repetimos vezes sem conta o mesmo jogo..."
- " Tu não gostas de jogos de tabuleiro? Ah, já sei! E que tal fazeres tu um jogo de tabuleiro? É muito divertido! Tu inventas um tema e regras e depois brincas com a mana!"
- " Boa! Posso fazer um tabuleiro de compras e vendas e com cartões surpresa! Preciso também de fazer umas notas com diferentes valores para as compras e vendas, não é?"
- "Sim, que boa ideia! Vais ver que vai ser o melhor jogo de sempre!"- sorri para ele- "Agora mãos à obra! tens muito trabalho pela frente." Enquanto fiz o almoço eles passaram um bom bocado entretidos a construir o jogo e as regras.
- " Mamã, vem ver o jogo! Gostas?"
-" Parece muito divertido! Um dia destes fazemos um tabuleiro a sério com o tema da Bíblia! Já estou a imaginar como seria! Se calhar muitos meninos iriam-se divertir muito com este jogo, além de  aprenderem muitas coisas acerca da Bíblia, não é uma boa ideia?" Eles concordaram e voltaram para a brincadeira.




Outro dia, foram para o jardim construir aviões e outros brinquedos.



Houve um dia que estava cansada e andava de um lado para o outro.
Virei-me para o Gabriel e disse-lhe:
-" Porque estás sentado e não vais brincar?"
-" Não sei ao que brincar..."
-" Olha, a mãe já há muito tempo que não brinca... Como eu gostava de resolver os labirintos e as sopas de letras..."






 Como eu me diverti a resolver os jogos do Gabriel! Se mais houvesse mais fazia...


Também não faltam as brincadeiras no tapete...



Há um tempo atrás o Gabriel, guardou uns grãozinhos de milho com muito cuidado. Depois coloco-os a germinar em algodão e quando a raiz já estava grandinha passou-os para a terra. Quase todos os dias, ele ia excitadíssimo observar se a plantinha já tinha rompido a terra. Cuidou com carinho das plantinhas e sachou-as das ervas daninhas...



Sempre que estivemos fora de casa por uns dias, preocupava-se em que a avó se lembrasse de regá-los. Quando chegava de novo a casa dava pulos de alegria com o crescimento deles. Foi muito bonito acompanhar tudo o processo. Ele gosta muito de comer massarocas de milho cozidas regadas com azeite. Hoje, apanhou-as e disse-me:

-" Mamã, por favor, podemos cozê-las para o jantar?" Foi uma festa e a fotografia diz tudo! Mas para mim, o mais belo foi a partilha do milho à refeição com as irmãs, fruto do seu trabalho e da graça de Deus...





Com tudo isto eu meditava:
Porque esperamos tudo sempre pronto?
Que alegria imensa o fruto do trabalho das nossas mãos confiantes de que Deus nunca nos faltará em dons para servir...
Que alegria imensa nunca esperar que tudo já esteja pronto na nossa vida e compreender que a verdadeira felicidade e alegria está na nossa ação que transforma e cria pequenas coisas...
Que alegria imensa sermos corajosos de colocar as mãos disponíveis para agir, criar, inventar...
Que experiências maravilhosas acontecem de partilha, criatividade e amor quando nos deixamos desafiar pela vontade de Deus!

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

A dor, a partilha e o milagre

Há uns meses atrás tive uma experiência simples mas profunda com a presença viva de Jesus no Santíssimo. Partilho-a porque é acessível a todos nós: rezarmos com fé diante do Santíssimo, confiar na presença transformadora do Senhor. Na verdade, tudo aquilo que pedirmos com amor diante do Santíssimo é escutado e atendido, muitas vezes não da forma que esperávamos ou no tempo que desejávamos mas sempre é atendida e aquilo que experiencio diz-me que o Senhor dá-nos sempre mais do que aquilo que pedimos....



Estava a falar com uma amiga e na conversa eu perguntei-lhe se ela tinha mais irmãos. Ela respondeu-me que sim e falou-me de uma irmã que já não era nova e que não tinha filhos. Já tinha tentado fazer tratamentos para engravidar, mas todos sem sucesso. O que em tocou no coração foi o sentimento de dor que ela tinha vivido em todo aquele processo. " Para Deus nada é impossível" pensei.

Sem saber bem como seria a minha vida na semana seguinte disse-lhe:

-" Sabes, eu tenho muita fé na presença viva de Jesus no Santíssimo. Achas que poderíamos combinar com a tua irmã para rezarmos o terço diante do Santíssimo pedindo a graça da maternidade? Eu não duvido que o Senhor pode operar  milagres! " disse-lhe enquanto olhava para ela entusiasmada.

-"Bom, ... sabes, ela não é muito destas coisas da Igreja, não me parece que ela viria, temos de ir com calma..."

-  "Olha, e se fossemos só nós as duas? É pela tua irmã! Sim, na próxima semana, digo-te qualquer coisa e rezamos um terço por ela, ok?" Ela sorriu e concordou.

Na semana seguinte à hora marcada, lá estava ela já de joelhos diante do Santíssimo. Ajoelhei-me também. Antes de começarmos a rezar o terço, abrimos os nossos corações ao Senhor e consagramos aquela criança que viria pela graça de Deus à Virgem Santíssima.

" Senhor, tu bem sabes que temos falta de crianças para te louvar e bendizer. Que ela seja um sinal de conversão na sua família"

Sei que era uma quarta-feira, pois rezamos os mistérios gloriosos e jamais me vou esquecer dos tempos de silêncio entre cada mistério.

Há pouco tempo encontrei-a e ela disse-me que além da sua irmã estar grávida, ao mesmo tempo tinha ficado também grávida outra irmã dela. Que grande bênção!

-" Gostava tanto de conhecer a tua irmã!" disse-lhe ao sentir-me grata e no dever de lhe falar da graça que o Senhor lhe concedeu. "Lembra-te que consagramos o bebé a Nossa Senhora e ela tem de saber isso!" disse-lhe.

-" Sim, havemos de combinar um dia estarmos juntas e falarmos"

Sim, o Senhor é maravilhoso! Se rezarmos com fé, "quem nos separará do amor de Deus"? E isto ainda não é nada, abram os vossos corações, estejam atentos a quem precisa à vossa volta e experienciem na vossa vida os milagres de Deus! O Senhor quer-nos tocar, curar, quer-nos fortes para Amar.

Eu sei que muitas coisas não acontecem à nossa volta e na nossa vida porque não nos disponibilizamos para rezar por elas com fé. O que aconteceu comigo não foi nada de extraordinário, pode acontecer com cada um de vós. Porque não acreditam em milagres?Não é verdade que Deus está realmente presente no Santíssimo Sacramento? O que é impossível para Deus? O Senhor não resiste a uma oração com fé e fervor. Achamos que é perda de tempo rezarmos e pensamos: " O Senhor sabe muito bem o que eu preciso!". Sim, é verdade! Mas ele espera de nós um mínimo gesto de entrega, de súplica, de Amor em sua direção para agir. A oração com fé queima os espinhos que asfixiam a nossa caminhada na terra e alivia a dor dos nossos irmãos...

Estão a passar um momento difícil? O Senhor também, pois Ele já deu a vida por nós e se sente tão só no sacrário... porque não desabafam  diante do Santíssimo Sacramento os vossos problemas? Há tão poucas famílias e crianças que Lhe fazem companhia nem que seja por uns breves minutos...
O vosso problema é impossível? Ótimo, o Senhor é o único que vos pode socorrer... Venham sem demora! O Senhor vos espera em todas as Igrejas onde o seu corpo e Sangue se faz presente para nos alimentar e curar... Como Ele deseja ouvir as vossas orações cheias de confiança!

terça-feira, 4 de agosto de 2015

A Festa de aniversário do Gabriel, a Aldeia e as Aldeias de Caná

Todos os anos na nossa Aldeia, no primeiro sábado de  Agosto, todas as pessoas se juntam num dia em cheio! Um dia inteiro de convívio com aqueles que emigraram para outros países e lá formaram família e tiveram filhos, com aqueles que foram viver para as grandes cidades e ainda a conversa animada dos poucos que ainda habitam cá. Muitos trazem familiares e amigos e as mesas se enchem de alegria, crianças e de muita conversa. Este dia é especial, é chamado o "dia da sardinhada". Há sempre uma equipa que trabalha com dedicação: panelas gigantes de batatas cozidas, bacias enormes de tomate cortadinho com cebola e as famosas sardinhas bem gordinhas e fresquinhas que os homens assam lá fora na brasa. A comida é disponível para todos, de coração aberto, não há reservas, nunca ninguém sabe ou certo quantas pessoas aparecem  mas há sempre comida para mais alguém. Há tarde, há febras na brasa e muita conversa. Este dia começa sempre bem cedo, ao meio dia temos sempre a celebração da Eucaristia geralmente com os sacerdotes das nossas terras, que muitas vezes estão longe em missão, e que em Agosto passam ali uns dias de descanso com alguns familiares. 

É um dia especial de união, de retorno às origens, algumas pessoas só as vemos neste dia... 









Esta experiência de vivermos numa Aldeia é muito enriquecedora, há tantos exemplos simples  que me fazem viver de perto o amor de Deus. De quando em quando, há sempre uma vizinha que nos liga para nos oferecer rama de videira para as cabras comerem, muitas vezes oferecem-nos muitos ovos, há sempre um gesto de carinho e amizade... 

Todos os anos é neste clima de união que fazemos sempre a festa de aniversário do Gabriel. Além dos amiguinhos da escola todas as crianças presentes são bem-vinda à festa.



Eu sou uma apaixonada pelas experiências simples de doação da Aldeia, não admira que me sinta tão entusiasmada pelas Aldeias de Caná. Nem todos temos a possibilidade de viver de perto numa Aldeia, mas através do projeto de Deus das Aldeias de Caná, o espírito de intimidade com Deus e partilha entre famílias pode ser uma realidade para todas as paróquias. Como tão bem afirmou o nosso amigo João Miranda, pai de uma belíssima Família de Caná, enquanto conversávamos : " Não era pedir muito se cada paróquia fosse uma Aldeia de Caná!" As Aldeias de Caná são uma das respostas de Deus nos dias de hoje para reerguer paróquias, onde pequenos núcleos sólidos de famílias se animam na fé, caminham juntos e contagiam outras famílias com gestos simples dando o testemunho vivo da presença do Senhor onde quer que estão. As Aldeias de Caná são também ótimas oportunidades de caminhar ao lado dos nossos sacerdotes, reconhecendo a benção dos sacramentos na nossa vida, crescendo na fé com os seus ensinamentos e um constante desafio para estarmos sensíveis às suas necessidades pessoais e da paróquia e apoiá-las.

Muitas famílias pensam que vão perder tempo ao se unirem nas Aldeias de Caná, que é dispensável estarem com outras famílias para serem felizes e encontrarem o Senhor.Respeito todas as opiniões e de fato, existem muitas formas de servir, mas uma coisa é certa : nenhuma família se salva sozinha, na sua casinha com a sua fé. Não é por acaso que vivemos a nossa fé em comunidade, que as famílias se juntam ao domingo para viver e celebrar a Eucaristia Dominical. Se não fosse preciso nos unirmos cada família ficava em casa no Domingo e rezava sozinha. Se não fosse preciso nos unirmos, falávamos diretamente com Deus e não precisávamos de nos deslocar à Igreja para receber pelas mãos do sacerdote o perdão de Deus. Se não fosse preciso nos unirmos não precisávamos das mãos do sacerdote para que Jesus descesse em corpo e alma numa partícula de farinha e água, servindo-nos de verdadeiro alimento. Sim, é verdade! Precisamos uns dos outros e o nosso coração deve abrir-se ao serviço e à partilha. Não nos unimos porque temos talentos ou bens para dar, mas sim unimo-nos porque queremos entregar a nossa vida ao Senhor e é Ele próprio que nos encherá do seu espírito e nos mostrará como servir, nos encherá de dons. As famílias que se disponibilizam para estarem juntas descobrem na prática uma alegria que não conheciam, a solução de alguns dos seus problemas e a felicidade nos rostos dos seus filhos!

Em todo o esforço que realizamos para unir famílias os primeiros a ganhar são os nossos filhos que ganham amigos novos para a brincadeira, amigos que ficam nos seus corações para sempre e que até rezam juntos e vão juntos à Missa! Tantas graças, tantas bençãos....

Parabéns, Gabriel! Estás cada vez mais crescido, mais cheio da presença de Deus... Durante este último ano, ganhaste muitos amigos novos para brincar e também para rezar. Talvez no futuro sejam esses amigos com quem falarás de Deus e sairás em missão transformando o mundo!...