quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

A Sagrada Família

No Domingo seguinte ao Natal,  tivemos a bênção de receber a imagem da Sagrada Família na nossa casa. Dia em que celebrávamos como Igreja a Sagrada Família, a Clarinha ofereceu muitas flores que apanhou pelo campo a Jesus. De noite, o cantinho de oração ficou iluminado a noite toda pela "lamparina de Caná" num recipiente com azeite. 
Antes de me deitar, e estando a casa apenas iluminada pela lamparina, olhei para o canto de oração. A sensação interior que tinha era de que ele tinha a presença viva do Senhor. E aí contemplava-o...



Na simplicidade , fragilidade,  pobreza e beleza do presépio contemplo a essência de todas as coisas e vejo a minha pobreza, fragilidade. Compreendo que a família que caminha unida a Deus, que o busca verdadeiramente nada tem a temer do mundo. Cada família que caminha unida ao Senhor é um sacrário vivo da Sagrada família e ela caminha ao seu lado. Precisamos urgentemente de Sacrários vivos da Sagrada Família, famílias capazes de confiar em Deus, de darem testemunho, que não esperem situações nem pessoas perfeitas para servirem mas que entreguem aquilo que são, com as suas limitações a Deus.




Dar testemunho começa em casa e é muito simples. Por exemplo, se rezarmos todos os dias o terço antes das crianças dormirem, em pouco tempo todos os bonecos lá de casa já o sabem rezar também...



quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Dia 20, um dia em cheio...

A poucos dias do nascimento do Senhor, depois dos ensaios e da Santa Missa na nossa comunidade, o grupo da catequese apresentou uma peça de Natal para toda a comunidade dentro da Igreja, depois da benção final do padre Paulino. Uma prenda para o Senhor...


Os meninos andava a treinar a peça que durou 30 minutos já há muitas semanas. A nossa querida catequista Ana Maria apresentou-nos um guião cheio de passagens e com muitas músicas.
A presença e a ternura do nosso "menino Jesus" e de Maria tornaram o ambiente cenário de contemplação... 



O Gabriel e a Clarinha participaram e até eu tive papel na história. Que alegria!


Mas o dia não ficou por aqui. O almoço foi apressado pois já faltada pouco tempo para as 15h e iriamos estar mais uma vez juntos para rezarmos com as famílias de Caná. A Aldeia da abóboda orientada pelo João e pela Sónia, os nossos queridos amigos, caminha com união e simplicidade. 


À luz dos Mistérios da Fé e conduzidos pelo João procurámos meditar no nascimento do Senhor. Lançámos preces diante do Santíssimo para que o Senhor pudesse nascer naqueles locais da nossa vida mais difíceis e que escondemos...
As crianças foram convidadas a se aproximarem mais perto do Santíssimo e a falarem com Jesus. Depois rezámos todos juntos o terço com a presença do Padre Miguel. Que bênção!
A brincadeira e a conversa estendeu-se até á noite no parque das crianças que andavam animadíssimas no escorrega e nos baloiços.
 Um dia em cheio...

sábado, 26 de dezembro de 2015

Um Santo e Feliz Natal

As nossas orações, cânticos e  brincadeiras à volta do pequeno presépio que o Gabriel e a Clarinha montaram com carinho marcaram  a alegria do Advento deste ano nos nossos corações, a expectativa do nascimento do Senhor nas nossas vidas...




... e também as viagens em que os pequenos colhiam florinhas pelo caminho  para as oferecer ao Senhor na capela mais próxima.




Diante do Santíssimo e aos pés de Jesus recém nascido desejo-vos a todos um Santo e Feliz Natal e faço votos que neste ano o Senhor possa entrar na vossa casa e nos vossos corações de uma forma especial e transformadora.