terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Os jovens e a Palavra de Deus

Com a Quaresma também estamos a retomar os encontros com o grupo de jovens. Como eu gosto de um círculo animado, onde as gargalhadas e dúvidas dos jovens se misturam e se iluminam à luz da Palavra de Deus. O nosso encontro foi muito simples, familiar. Sentados em círculo as questões iam sendo colocadas e para quem se sentia envergonhado ou mais reservado levei o YouCat ( catecismo jovem), para folhearem e se focarem numa questão para debatermos. O encontro foi animado e os temas foram eles que escolheram: o namoro, a posição da Igreja em relação às relações sexuais antes do casamento, as relações homossexuais, o amor verdadeiro numa relação, a misericórdia de Deus. Aprendo sempre tanta coisa com eles e é uma maneira de aprofundar temas tão importantes. Como é urgente  a Palavra de Deus estar presente na orientação das dúvidas e desafios dos jovens.


sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

A dor e alegria na Quaresma

Os dias de chuva têm sido muito bem aproveitados, o Gabriel adora as suas experiências...


A Clarinha e a Sofia as suas pinturas e brincar com os bebés...



Ou então pegarem nos patinhos bebés...


ou visitar as cabritas que já nasceram...



 Temos dedicado mais tempo à palavra e Deus em família e os nossos serões são cada vez mais divertidos com jogos que todos participam. Para mim, mesmo no meio de dificuldades, preciso de encontrar todos os dias momentos de partilha e alegria em família, momentos em que nos divertimos. 


Dias antes do início da Quaresma, contemplávamos no canto de oração e eu meditava na dor e na alegria da cruz. Não há verdadeira alegria que não tenha sido gerada com alguma dor e não há dor que não venha para nos mostrar uma nova alegria, um novo caminho a seguir para nos tornar melhores. Isto acontece em tudo na nossa vida. A alegria e dor são inseparáveis e é preciso amá-las para seguir o Senhor. Alegria sem alguma dor é passageira, não criou raízes no nosso coração. E se vivemos a dor, fechados em nós mesmos e não nos agarramos à alegria das promessas de Cristo, perdemos uma grande oportunidade de descobrirmos uma alegria e força que o Senhor nos quer mostrar. Os verdadeiros momentos de alegria que o Senhor me mostra na minha vida surgem não por sorte, mas com o meu esforço, com a minha entrega e alguma dor em alcançá-los. Se amamos e o nosso amor não nos causa alguma dor, sacrifício e esquecimento de si é porque o nosso amor ainda não é maduro. Toda a mãe sabe não há coisa mais bela que ter um filho nos braços e vê-lo crescer, mas por detrás dessa grande alegria há muito trabalho, noites sem dormir, sacrifícios. Mas que peso tem tudo isso relativamente à alegria da sua presença?  



Nesta Quaresma quero mergulhar na alegria da nossa salvação, fruto da entrega, do amor e sofrimento do Senhor na sua paixão na Cruz. Quero ser o rosto alegre de Cristo e viver sem medo as dores da vida compreendendo que não há dor sem alegria.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Histórias da Bíblia

Como tem sido costume na escola da Clarinha e do Gabriel, a semana da leitura aconteceu. Cada dia da semana, o jardim de infância e o 1º Ciclo juntaram-se para ouvirem uma história. Quarta-feira, foi o meu dia, mas desta vez fiz equipa com o Gabriel. Ainda se lembram da história do ano passado? Este ano foi a história de Jonas.  Levei uma "caixa de surpresas" carregada. Enquanto o Gabriel ia lendo a passagem Bíblica, e eu contava pequenos pormenores, as personagens saltavam da caixa e davam vida à história.  No fim, deixei uns desenhos para eles colorirem e pensarem na história. Gostei imenso. Obrigada pela oportunidade!   




Nunca me cansarei de repetir e de reler cada história da Bíblia e contá-la...