quinta-feira, 31 de julho de 2014

Onde está a minha verdadeira segurança?

Como reagimos, o que fazemos e a quem recorremos quando estamos numa situação em que nos falta a chão debaixo dos pés?
Não sei se já vos aconteceu estarem numa situação em que ficam desamparados, sem recursos ou numa situação em que nem os médicos nem o mundo dizem que é possível...
Eu acredito que todos nós já passamos por algo semelhante em diferentes graus.

Quando a Clarinha ia nascer eu estava sozinha em Lisboa com o Gabriel e o Serge estava a trabalhar em São Bento, na nossa aldeia. Estávamos a uma distância de 2 horas. A Clarinha nasceu uma semana antes da data e não estávamos à espera que fosse tão cedo. De manhã, quando comecei a perder sangue só me lembro desta sensação de ficar "sem chão". Imediatamente, olhei para uma imagem de Nossa Senhora que ficava ao pé da cama e disse-lhe: " Mãe, agora preciso de ti!" e uni-me profundamente a ela. Senti-me em paz... Nunca vou esquecer essa sensação de segurança que tocou o meu coração. O Serge chegou uns minutos antes da Clarinha  nascer e sábio como ele é,  trazia na mão azeite abençoado de Nossa Senhora. Ao ungir-me na barriga, a Clarinha nasceu... Espetacular!


Na nossa vida colocamos demasiada confiança nas soluções externas. Colocamos a nossa segurança em pessoas, medicamentos ou situações e esquecemos de nos voltar para dentro, de buscarmos a fonte da àgua viva que Jesus prometeu. Esquecemos que a Igreja tem ferramentas que nos protegem, nos abençoam e aliviam. Aqui,  não estou a afirmar para não usarem medicamentos. Sim, às vezes é necessário,  mas sempre com os olhos voltados para Deus, pois é Ele que nos sustenta. E se a nossa fé for grande sabemos que só Ele nos pode curar...

No nosso Canto de Oração estão sempre presentes: sal exorcizado, água benta e azeite abençoado.

                                       

Os sacramentais são para a nossa família sinais fortes da nossa segurança em Cristo, nos tempos de tribulação, pois foram instituídos pela Mãe Igreja para a nossa proteção, são refúgio e alivio nas doenças do corpo e da mente,  bem como fonte de benção no seio da nossa família.
Sempre antes de usar qualquer medicamento uso com fé azeite abençoado, várias vezes  usamos àgua benta e o sal exorcizado costumo misturar no saleiro da cozinha e depois cozinho com ele.

Abençoem os vossos filhos com fé e confiem a sua vida na mãos de Maria, pois ninguém melhor que ela conhece Jesus.

Tinha tantos exemplos para vos contar...

Deixo-vos mais um...

Na véspera do Retiro das famílias de Caná dormimos em  casa dos meus avós e lá a Clarinha começou a ficar com tosse e um pouco de falta de ar, pela alergia ao pó. Eu não encontrava o medicamento para ela  e confiante disse: " Senhor,  eu preciso de descansar. Amanhã é um dia importante para todas as famílias. Abençoa a minha filha." fui ao canto de oração e levei o azeite abençoado, rezei e apliquei-o no peito e nas costas. Ela cansada, adormeceu. Durante a noite ainda tossiu um pouco, mas de manhã não tinha nada.



“Chamam-se sacramentais os sinais sagrados instituídos pela Igreja cuja finalidade é preparar os homens para receberem os frutos dos sacramentos e santificarem as diferentes circunstâncias da vida”(CEC 1677).

 Nossa Senhora Rainha da Paz em Medjugorje também nos diz:
"Tragam objetos bentos com vocês. Coloquem-os em suas casas e restaurem o uso da água benta". 
"Protejam-se acima de tudo através dos objetos sagrados". 
 "Queridos filhos, Eu hoje os convido a colocar mais objetos bentos em suas casas e que cada pessoa traga objetos bentos sobre si. Que todas essas coisas sejam abençoadas, vocês estarão revestidos de armadura contra satanás, e ele tentará menos vocês”.

4 comentários:

  1. Rute, onde arranjas o sal exorcizado? Também gostava de ter! Água benta temos sempre e abençoo sempre as crianças com ela todas as noites e todas as manhãs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, de um modo geral, o uso do sal exorcizado não é muito falado nem divulgado. É pena, pois ele é extraordinário! O sal exorcizado que tenho em casa, foi-nos oferecido pelos pais do Serge, exorcizado por um sacerdote amigo durante um retiro. Cá em casa, um pacote dura muito tempo. Quando nos encontrarmos de novo levo para vocês.
      Segundo o Padre Gabriele Amorth, "Qualquer sacerdote pode rezar as orações do Ritual para exorcizar estes três elementos ( àgua, azeite e sal), não sendo necessária nenhuma autorização especial. Mas é muito útil conhecer o uso específico destes três sacramentais que, usados com fé, são de uma enorme utilidade."
      E também diz:
      O sal exorcizado “serve também para expulsar os demônios e para preservar a saúde da alma e do corpo. Mas uma das suas propriedades específicas consiste em proteger os lugares das influências ou presenças maléficas.”

      ( Ás vezes apanho a Clarinha a abrir o frasco do sal e a pôr uma pedra pequenina na boca! e ainda me diz: " é muito bom, mamã!")

      Eliminar
  2. Ola Rute
    Leio agora este post! Já sabia da água benta e de trazer connosco objetos benzidos. Também já sabia do sal (mas não sal exorcizado - um conceito completamente novo para mim) que têm efeitos de limpeza. Dizia a minha avó. Por exemplo, quando vamos viver para uma nova moradia, a primeira coisa que se deve colocar na casa é um saco (1kg) de sal. O azeite uso na lamparina... mas mais do que isso não sabia de todo. Vou investigar. Obrigada. Vou perguntar aos Power se eles entretanto conseguiram de algum sacerdote, para eu também pedir. Muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Helena, Deus é tão bom ! dá-nos tantas ferramentas e nunca nos desampara.E nós precisamos tanto da graça e da força de Deus! Qualquer sacerdote aberto ao espírito Santo pode recitar as oração para exorcizar e abençoar estes elementos. Pesquisa sim. Um abraço grande
      Rute

      Eliminar